sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fruto do Espírito X Obras da carne

Fruto do Espírito X Obras da carne

Vivemos numa luta do bem contra o mal.
Somos livres para decidir o que fazer.
O Espírito Santo nos ajuda a vencer o mal.

Mostrar a criança que isso é uma realidade, que a todo o momento somos tentados a fazer o mal. Mas precisamos deixar-nos ser guiados pelo Espírito Santo e fazermos o bem.

(Aqui estão algumas obras da carne e alguns frutos do Espírito Santo. Estão aqui aqueles que são realidades na vida das crianças, se você quiser acrescentar outros é só consultar em Gal 5,16-26)

· FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO

Amor –O amor é quando amamos o próximo como a nós mesmos, por amor de Deus (I Cor 13, 4-7). É ter boa vontade de fazer algo pelo próximo é fazer para o outro aquilo que eu quero que façam a mim (Mt 7, 22; Lc 6, 31-34).

Alegria –a alegria que recebemos com o Espírito Santo não é uma alegria passageira, pelo contrário, é a verdadeira alegria que só tem aquele que conhece Jesus. É a alegria de saber que temos Jesus (Lc 1, 42-44; 2, 10; 24, 52; Mt 2, 10)

Paz –é a paz que nos traz a confiança, a certeza de que Deus cuida de nós, é a tranqüilidade da alma e a ausência da agitação (Rm 5, 1)

Paciência ,longanimidade–é a paciência de esperar, de suportar os momentos difíceis passarem, é a paciência de suportar, de amar o amigo chato (Ecle 2; Ef 4.2)

Benignidade –ser agradável, tratar as pessoas com delicadeza, carinho, não querer magoar (Jo 15,1; Col 3.12)

Bondade –ser bom para com o próximo, fazer o bem sem olhar a quem; só com a ajuda do Espírito Santo é que podemos fazer o bem a qualquer pessoa e principalmente a quem não conhecemos ou não gostamos muito. (Tt 3, 8; I Pd 2, 11)

Fé – ser honesto, ser verdadeiro consigo mesmo, com o próximo e principalmente com Deus. Significa fidelidade, lealdade (I Cor 4, 17; Cl 1, 7)

Mansidão –ser manso, não ser agressivo, grosso, se fazer humilde, pequeno.(
2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de JESUS, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20).

Temperança –a atitude de ser moderado; fazer as coisas com cuidado, sem exagero, com tempero. Ter controle do modo de agir. (I Cor 9, 24-27; Tg 1, 26-27)

· OBRAS DA CARNE
Idolatria- crianças muitas vezes esperam por papai noel ou não perdem um desenho do Ben-10, ou não querem para de jogar o playstation ( Col 3.5 )

Ódio –sentimento que leva uma pessoa a causar ou desejar mal a alguém; raiva; ira. Ex: quando sinto algo ruim no meu coração, como: “tomara que tropece e caia”, etc, quando encontro alguém que eu não gosto e o meu coração parece acelerar não de alegria, amor, mas de raiva.(Rm 1.29; 1Co 1.11; 3.3).

Discussão –atitude de debater com agitação, nervosismo e até raiva, bate-boca. Ex: quando discuto com uma colega para saber quem está certo ou errado, quem é o melhor, etc.

Agressão –atitude de violência, bater em alguém, maltratar com pancadas. Ex: um colega “tira com a minha cara”, eu vou logo e dou um chute, um tapa.
(Cl 3.8)

Confusão –atitude de gerar perturbação, falta de ordem, bagunça, agitação, baderna. Ex: quando escondo um objeto de um colega de classe e gera aquela bagunça para descobrir com quem está.

Discórdia –atitude que leva a quebra de amizade, que leva a inimizade, rixa, a quebra de consideração. Ex: quando brigo com um amigo ou fico magoado com ele por algo que ele me fez.

Roubo –atitude de pegar o que não é meu e tomar posse. Prejudicar o amigo porque tirei vantagem em algo. Ex: meu amigo derrubou a borracha na sala de aula, eu vi, peguei e fiz de conta que eu não vi.

Mentira- quando fazemos alguma coisa errada e colocamos a culpa mo irmãozinho ou no coleguinha,a Bíblia diz em Colossenses 3:9-10 “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento...Provérbios 12:22 “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.

Se possível montar uma lixeira e 1 coração e tirar de
dentro do avental 1 cartãozinho com uma qualidade
do fruto do espirito ou obra da carne e perguntar para
as crianças se é um ou outro , se for obra da carne
deve ser jogado na lixeira, se for fruto do espirito,
coloca no coração ( fazer isso durante a pregação )

Falar para criança que precisamos deixar os frutos do Espírito Santo brotar em nós,
precisamos deles na nossa casa, escola, precisamos deles para vivermos o AMOR ...
 mas precisamos tomar cuidado pois o bichinho das obras da carne esta ao nosso redor
querendo comer o fruto do Espírito Santo que existe em nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário