quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Jesus: O Caminho para Deus

Jesus: O Caminho para Deus 

"Disse - lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. 
Ninguém vem ao Pai senão por mim." João 14.6



Para o início desse encontro prepare um Grande Semáforo, de preferência com E.V.A, com um cabo para segurar, ou com uma alça que você possa colocar pendurado no seu pescoço. Para o retângulo você poderá utilizar E.V.A preto e 6 círculos: 2 vermelhos, 2 amarelos e 2 verdes. Em cada círculo coloque uma parte de velcro e em cada palavra cole a outra parte. Prepare-o conforme a ilustração abaixo:

                                           parte da frente         parte detrás















(Esse foi o Semáforo da Oração preparado pela irmã Sandra da Silva)

Com o auxílio desse recurso você ensinará as crianças um pouco sobre a Oração.
Apresente a parte da frente do Semáforo e pergunte quem sabe o que ele é, para que serve. Depois pergunte o que cada cor indica. Conforme as crianças forem participando com suas respostas vá colando as palavras sobre as cores.
Ensine que assim como o Semáforo tem a função de indicar o que o motorista deve fazer Deus também pode responder nossas orações de maneiras diferentes.
Dê exemplos e vá colocando as respostas correspondentes de Deus para cada tipo de oração.
Convide as crianças para realizarem juntamente com você a Oração Inicial. 

Cânticos: Para esse período você poderá preparar o Recurso Visual abaixo:
 
A mesma Placa Pare que será utilizada na Lição Evangelística pode servir para esse período.

v      Cânticos

PARE E PENSE _ Marilene Vieira – Cd Pare e Pense: Cânticos para a Garotada vol.2
ESTOU SEGUINDO A JESUS CRISTO _ Marilene Vieira - Cd Pare e Pense vol.3
BANCO DETRÁS _ Aline Barros & Cia vol.2 

Lição EvangelísticaObedeça aos Sinais

Vocês já perceberam que há sinais de trânsito nas ruas? O que será que eles querem dizer?
(Nesse momento pegue as diversas placas de trânsito que você preparou e chame algumas crianças para segurarem à frente da turma. Veja algumas sugestões abaixo)

Cada sinal representa um lembrete ao motorista. Há placas que lembram a quem conduz: Cuidado, escola! Cuidado, curva perigosa! Semáforo logo adiante... Lembretes para que se tome cuidado, a fim de que as pessoas dirijam melhor.
A Bíblia (nesse momento segure a Bíblia e mostre-a as crianças) também fala de alguns lembretes para que as pessoas vivam melhor, quer ver? Olhem esta placa aqui:
Ela quer dizer Pare! Para os motoristas em seus carros e motos, quer dizer que eles devem parar e prestar atenção ao cruzar uma estrada. Mas para as pessoas, com relação a Deus, quer dizer:
“Pare um pouco para pensar na sua vida, pare para pensar em como você está longe de Deus. A Bíblia diz: “Todos pecaram e estão separados da presença gloriosa de Deus.” (Romanos 3.23). O problema é que muitas pessoas nunca pararam para pensar no que isto quer dizer!
Você precisa parar um pouco e pensar que, quando as pessoas estão longe de Deus, elas não vão morar com Ele e não terão a vida eterna. Para morar na vida eterna, você precisa parar para pensar se tem ou não Jesus como seu Salvador. Aí, vem outra placa:


Esta placa, nas ruas quer dizer: “Dê a preferência!” Isto quer dizer o seguinte: quando um motorista está andando e vai entrar em outra pista, normalmente mais importante, ele deve dar a preferência, “dar a vez” para quem já está nesta rua, nesta pista. Dar a preferência é muito importante no trânsito. Essa placa foi feita porque era muito necessária.
Mas essa placa, como eu lhes disse, também quer dizer alguma coisa para as pessoas que estão sem Deus. Quer  
dizer: “Dê a preferência ao Senhor Jesus!” As pessoas que não pararam para pensar em Deus não dão a preferência da sua vida a Jesus. Não dão a vez a Jesus, para que ele seja o primeiro. Você precisa dar a preferência a Jesus, precisa dar a vez a Jesus. A Bíblia diz:“Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus.” (João 1.11,12). As pessoas que deram a preferência a Jesus foram chamadas de filhos de Deus. Nestes dois versículos, uns não quiseram dar a preferência a Jesus; outros, sim. Os que deram a preferência a Jesus, Deus lhes deu o poder de se tornarem filhos de Deus.  
Bem, dar a preferência a Jesus quer dizer o quê?

Olhem esta outra placa. Vocês sabem o que ela significa? Retorno, conversão, volta.
As pessoas que estão longe de Deus estão num caminho que não lhes dará a paz. EmProvérbios 14.12 está escrito: “Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte.”
Isto quer dizer que as pessoas se confundem quando não dão a preferência ao Senhor Jesus. Mas, as que dão a preferência a Jesus, percebem que estão no caminho errado e assim fazem um retorno, ou seja, saem daquele caminho e passam a seguir o caminho que a Bíblia ensina. Jesus falou e está escritoem João 5.39: “Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor.” A Bíblia ensina como voltar, como acertar o caminho com Deus.

E depois de tudo isto, o que vai acontecer? Bem, há outra placa que ensina sobre isso. Esta é a placa que diz:
“Proibido Estacionar.” Muitas pessoas, quando aceitam a Jesus, estacionam e, na estrada que leva a Deus, é proibido estacionar. Alguns dizem: Ah! Já dei a preferência a Jesus, já fiz o retorno, a conversão, agora é só descansar! Mas o que é que é isso! Há muitas coisas para aprender na Palavra de Deus, há muitas mudanças que precisam acontecer em nossa vida! Estacionar neste caminho que leva ao céu é proibido! A Bíblia diz em 2ª Timóteo 3.16: “Pois toda Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.”
Siga em frente, siga com Jesus! Você verá como é bom andar com ele.
No final da Lição será o momento de Fazer o Convite para a Salvação. 
As Placas de Trânsito foram feitas pela irmã Sandra da Silva
Fonte:http://karolpoerner.blogspot.com/

Um comentário: