quarta-feira, 24 de agosto de 2011




Para a criança salva, explique que Deus a comprou para Ele. Tudo o que compramos tem uma finalidade, por exemplo: roupas é para vestir, comida é para comer, sabão é para limpar, etc. Deus nos comprou e nos salvou do castigo do pecado, a morte eterna, para que nós O glorificássemos. Você sabe como glorificar a Deus em seu corpo? Nesta lição nós vamos aprender com 2 meninos como glorificar a Deus e ter BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS. 
         
            
          Para a criança não salva, o versículo central pode ser usado para a apresentação do plano da salvação para a criança não salva: para isso explique : Deus pagou o preço para comprar você, mas é preciso aceitar esse pagamento, que é a morte de Jesus Cristo na cruz. Em I Co 15:3,4s: “Cristo morreu pelos pecados segundo as escrituras.”Os nossos pecados merecem um castigo: a Morte. E Jesus recebeu este castigo, morrendo por mim e por você. Ele pagou o preço que nós deveríamos pagar, pois somos pecadores. Pecado é tudo o que desagrada a deus; a Bíblia diz: “eu nasci na iniqüidade e em pecado me concebeu minha mãe” Sl 51:5. Desobedecer, brigar, duvidar de Deus, sentir raiva, e... são alguns exemplos de pecados; e ainda que nasceu em pecado e, por isso, é pecador como eu, também. Jesus, sendo perfeito, não merecia morrer, mas Ele fez isso para provar que Deus ama você quer perdoar o seu pecado. Jesus pode salvar você porque venceu a morte. Ele está vivo e hoje pode ser o seu salvador. Rm 6.23 diz que “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus.” DOM GRATUITO é presente, é de graça. Você quer receber o Senhor Jesus Como o seu único Salvador? Então abaixe a sua cabeça e fale com Jesus, assim: “Querido Jesus, eu reconheço que sou pecador e creio que o Senhor morreu na cruz para me salvar. Eu quero que o Senhor venha em minha vida e perdoe o meu pecado; quero que o Senhor seja o meu único salvador. Obrigada, amém.”




Juca, carinha triste 

          Zeca e Juca são dois meninos que freqüentam a igreja todos os domingos e até as reuniões semanais. Zeca é um menino comportado que ajuda as criança salvas a terem um bom comportamento na casa de Deus. Juca representa as crianças que, mesmo tendo recebido a Jesus como salvador, demonstram péssimo comportamento na igreja.

          Vamos aprender com o Zeca (mostre o rosto alegre) e também com o Juca (vire, mostrarndo o rosto tr
iste) como podemos ter BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS (coloque este letreiro), e assim glorificar a Deus com nosso corpo
.




Juca está apressado. Ele se atrasou para chegar à igreja, e ainda quis beber água antes de entrar na classe. Juca está se lembrando da campanha de pontualidade e quer chegar a tempo; por isso, acaba correndo pelos corredores, pensando que é a única pessoa no prédio. Desta forma Juca quase derruba uma criança pequena e assusta os mais idosos. 

          Zeca já está na classe quando a campainha toca avisando que a aula vai começar. Ele procura chegara tempo de ir ao banheiro e beber água para não sair durante a aula. Zeca sabe que a escola Dominical é importante para a sua vida e por isso vem calmamente para a igreja. Zeca é um bom corredor, mas deixa sua corrida para a pista de atletismo da escola e para a hora do futebol.
 
          Correr é bom, crianças, mas deve ser no lugar certo. Na igreja, a casa de Deus, os nossos pés devem andar silenciosamente.  Vamos aprender Ec 5:1 (Professor, oriente seus alunos na leitura deste versículo: uma vez você, outra vez todos, depois só os meninos, seguidos das meninas e assim por diante).   



 O que significa este versículo? Como podemos glorificar a Deus coom o nosso corpo? (Incentive seus alunos a participarem dando a respostas que é: Andar na casa de Deus). Isso mesmo, descobrimos que a casa de Deus é lugar para os nossos pés andarem silenciosamente. (colocar o cartaz ANDAR COM CUIDADO NA CASA DE DEUS)
 
De que outra maneira podemos mostrar boas baneiras na Casa de Deus? (colocar o cartaz SER PONTUAL).  Descobrimos com o Zeca que ser pontual, quer dizer, chegar a tempo pra tudo,  é outra maneira de glorificar a Deus.  Zeca também se prepara para não precisar sair durante a aula, para não atrapalhar  a professora ou desviar a atenção das crianças.  Podemos pensar então em outra forma de agir com boas maneiras na Casa de Deus.  Você saberia dizer? (colocar o cartaz ENTRAR E SAIR NA HORA CERTA)







 Nossos pés podem glorificar a Deus de várias formas.  Observe  Juca novamente (mostre o pé triste).  Juca diz: - Corri tanto! Estou tão cansado! Vou descansar meus pés no banco. 

          Juca colocou os pés no banco à frente do seu.  Acabou sujando e arranhando a madeira, estragando a pintura nova. Juca sabia que aqueles bancos eram para todos se sentarem e nunca para colocar os pés, mesmo se eles não sujassem ou arranhassem. Juca é muito descuidado e com seus pés esta destruindo ao invés de cuidar da casa de Deus.
 
          Zeca, entretanto, (mostre o pé alegre) é cuidadoso na casa de Deus. Ele ajuda a professora a colocaras coisa no lugar, recolhe o lixo espalhados e, durante a aula, procura se sentar direito, com os pés no chão, para não atrapalhar ninguém. Ele sabe que os móveis da igreja pertencem ao Senhor e são as pessoas (jovens, adultos e crianças) que devem ser cuidadosos com tudo. Há pessoas escaladas para tocarem os instrumentos, manejarem o som e Zeca fica só olhando o trabalho de cada um.  Quando crescer e souber, ele também poderá ajudar.
 
          Zeca fica tão atento ao programa da igreja, seja na escola Dominical ou no culto, que nem vê o tempo passar.   Ele gosta de estar na casa de Deus, (mostre novamente o pé triste) mas o Juca...! Nunca está contente. Mexe-se no banco, sai do lugar, até parece que tem formigas incomodando seus pés.




 Juca (mostre o visual com rosto triste)chega atrasado para o culto e sentou-se perto de Zeca, que segurava a Bíblia aberta enquanto a leitura estava sendo feita. Juca quis saber onde estavam lendo e abriu sua Bíblia.  Mas onde ficava o livro de Daniel? - pensava enquanto mexia rapidamente nas folhas. Juca não achou o texto e resolveu passar o tempo folheando o hinário.   ele gostava de ter as mãos ocupadas (mostre a mão triste).  Na verdade aqueles livros não pertenciam a Juca; eram da igreja, e como Juca sempre esquecia de trazer os deles, pegava os que ficavam para os visitantes. Juca mexia nas folhas de um jeito que fazia “orelhas” nas páginas.

          Zeca (vire o visual para o rosto alegre) terminou de ler sua Bíblia e fechou-a com cuidado.  Ao abrir seu hinário, virou as páginas com cuidado e logo encontrou o hino anunciado. Ao seu lado, Juca continuava procurando, pois não tinha prestado atenção e confundira o número.  Enquanto todos cantam, Juca interrompe Zeca para saber o número do hino.

          Chegou a hora do ofertório e Juca (
vire o visual para o rosto triste) fez um barulhão com as moedas que tinha trazido.  Parecia que ele desejava que todos soubessem que tinha dinheiro em suas mãos.

          Zeca (
vire o visual para o rosto alegre) sabia que entregar a oferta durante o culto era parte da adoração ao Senhor. Zeca reconhecia que Deus era o Senhor Todo poderoso, dono de tudo; a oferta era uma demonstração de seu amor para Deus e não uma amostra para os outros (mostrar a mão alegre) e por isso Zeca colocava sua oferta com cuidado. Suas mãos estavam sempre prontas para glorificar ao senhor e isto envolvia ajudar aos outros na igreja, em casa, na escola, em qualquer lugar.

           O que aprendemos com Zeca e Juca?  Que podemos glorificar a Deus com nossas mãos.  De que maneira podemos mostrar boas maneiras na Casa de Deus com nossas mãos?  (colocar o cartaz FOLHEAR CUIDADOSAMENTE A BÍBLIA E O HINÁRIO e SEGURAR CUIDADOSAMENTE A OFERTA). 






 Juca (mostre o rosto triste) fica tão desatento na Casa de Deus que não ouve o Pastor dizer que é tempo de todos orarem. Seus olhos ficam abertos, observando as flores no vaso, a cor da camisa do Sr. Pedro, e finalmente vê que todos estão de olhos fechados (mostre o olho triste).   Ele sabe que isso significa que é hora da oração, mas nem se importa e ainda pensa:
          - Que oração mais comprida! Não acaba nunca!
 
          Juca resolve então ver uma revistinha dentro da igreja e bem na hora do culto.

          Zeca, entretanto, (vire para o rosto alegre) está de olhos fechados acompanhando a oração e no final diz: “Amém”, porque ele acompanha todas as palavras. Zeca sabe que orar é falar com Deus.  Sabe também que fechamos os olhos (mostre o olho alegre) para pensar em Deus sem nos distrairmos olhando para as outras coisas, e para prestarmos atenção nas palavras que estão sendo ditas.

          Podemos orar em qualquer lugar pois Deus, que é espírito, está em toda parte e pode nos ouvir.  Mas na igreja oramos de um modo especial.  Imagine você indo na casa de alguém e voltando para sua casa sem ter falado com aquela pessoa? Pois é assim que Juca tem feito e muitas crianças fazem.

          Descobrimos agora outra maneira de mostrar boas maneiras na Casa de Deus.  Descobrimos que a Casa de Deus é um lugar de oração.  E para orar pensando realmente em Deus, devemos FECHAR OS OLHOS NA ORAÇÃO (colocar o cartaz).

          O versículo nos diz que Deus vê tudo e ouve as nossas orações ou súplicas. Vamos abrir as nossas Bíblias em I Pe 3:12 'Porque os olhos do Senhor Deus repousa sobre os justos' e ler atentamente. (Professor, oriente seus alunos a lerem e entenderem o versículo). Vamos decorar este versículo e, quando você estiver orando e sentir vontade de abrir os olhos ou pensar em outro assunto, repita o versículo; estou certo de que você terá vitória e boas maneiras na igreja.



As Boas Maneiras que estamos aprendendo ajudam a termos um comportamento que agrada a Deus em Sua casa, mas em qualquer lugar onde se reúne o povo de Deus elas são recomendáveis.  Muitas crianças vêm à casa de Deus, mas estão desagradando ao Senhor com seu comportamento.
 
         A boca é uma parte do corpo que muito desagrada a Deus ao invés de glorificá-lO. Com ela nós mentimos, falamos palavrão, fofoca, etc.
 
          Juca (mostre o rosto triste) tem ouvido algumas sugestões do inimigo e, infelizmente, tem dado atenção a elas.  Satanás não gosta que agrademos ao Senhor.  Juca (mostre a boca triste) ainda não aprendeu a controlar sua boca na Casa de Deus e fala alto quando deveria ficar calado. Na hora de cantar ele se atrapalha com o hinário e depois diz: “Não conheço este hino; não vou cantar.” Pega então uma caneta e começa a desenhar.
 
          Zeca (mostre o rosto alegre) gosta muito de cantar (mostre a boca alegre), principalmente os hinos que falam sobre Deus, como Ele é Santo, Justo e Amoroso, e sobre o salvador Jesus que deu Sua vidapara nos salvar.  Zeca sabe que Deus é Santo e nós pecadores. Através de Jesus Cristo podemos nos aproximar do Senhor e louvá-lo.
 
          Com a boca, Zeca também pode orar em voz alta.  Pode ainda falar de Jesus para seus coleguinhas.  Assim, com sua boca, ele pode glorificar Deus.
 
          O que você descobriu com Juca e Zeca? Sim, que a nossa boca é parte do corpo que foi comprado para glorificar a Deus. A boca que costuma CANTAR LOUVORES A DEUS  (coloque o cartaz) esta agradando ao Senhor.  O versículo é:“... o seu louvor está sempre nos meus lábios” Salmos 34:1b.

Zeca quer sempre agradar a Deus, glorificando-o em seu corpo.  Ele sabe que ninguém é perfeito, todos são pecadores, mas os que receberam o Senhor Jesus como salvador lhe pertencem e o próprio Jesus dá forças para o salvo glorificá-lo.
 
          Você, criança, e eu, somos pecadores.  Mas se você tem Jesus como Salvador pode se lembrar desta verdade: Ele está sempre com você e lhe da forças para glorificá-lO em seu corpo. Deus quer que você O glorifique.  Uma das maneiras de fazer isso é cantando-lhe louvores com sua boca.

 Como tem sido o seu comportamento na Casa de Deus? Eu não posso ver o que vocês fazem na igreja.  Sou humano e só posso estar em um único lugar cada vez.  Mas Deus está em todo o lugar e vê tudo. É Deus quem lhe dá todas as coisas, como vida e saúde.  Ele ficará muito contente com suas BOAS MANEIRAS em Sua casa. Você ama ao Senhor? Quer agrada-lhe? Então repita essas BOAS MANEIRAS só para você e observe como se comporta na igreja. Lembre-se de que Jesus está sempre com você que já O aceitou com salvador.  Peça-lhe que o ajude a viver para glorificá-lO.

           Mas se você ainda não O convidou para entrar na sua vida, para perdoar seu pecado, Jesus está esperando que você o convie hoje memso.  (continue o convite para a criança não salva, dando-lhe oportunidade para receber Jesus como Salvador).
 
          (Terminar com uma oração.)

Fonte: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário